Imprimir esta página

Centro de Formação

Informação Geral

Direção

Diretor: Dra. Alexandra Costa
Ext.: 99891

Coordenadores Técnico Pedagógicos

Ermelinda Maria Lourenço Silva – Técnica Superior 
Telm.: 92 542 2886 Ext.: 92886

Atendimento e Apoio Logístico

Carmen Dolores Janeiro Borrelfo – Assistente Operacional

Catarina Cruz Batista Dinis Fernandes – Assistente Operacional

Maria de Fátima Latas Cândido - Assistente Operacional

Maria Manuela Soares Joaquim – Assistente Técnica

Rita Isabel Justino Morais – Assistente Técnica

 

Coordenadores para as atividades formativas desenvolvidas em articulação com a DE/GFIE:

Rosa Maria Barata Rodrigues

Vanessa Cristina Rato Lotra

 

Contactos

Telefone HSM: 21 780 5108
Fax HSM: 21 780 5603
Telefone HPV: 21 754 8061
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Horário

HSM - das 9 horas às 17 horas
HPV - das 9 horas às 13 horas e das 14 horas às 16 horas e 30 minutos

Localização

O Centro de Formação do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte está localizado no Piso 8 do HSM, Elevador n.º 6.

O CF tem uma extensão no HPV localizada entre o Serviço de Instalações e Equipamentos e o Serviço de Anatomia Patológica.

 

Apresentação

O CF do CHULN é uma unidade funcional técnica e científica que desenvolve formação profissional, assumindo a Qualidade como um fator chave da sua cultura e do seu funcionamento.

O CF do CHULN é acreditado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) através do processo de renovação n.º015719-10-2000 e despacho ministerial de 26-01-2001. Obteve a acreditação pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) em 09 de setembro de 2009.

Com a publicação da Portaria n.º851/2010 de 06 de setembro, todas as entidades públicas formadoras na área da saúde e acreditadas pela DGERT, passam a ser exclusivamente acreditadas pela ACSS. Ou seja, o CF é identificado como entidade equiparada a certificada pela DGERT, de acordo com o artigo 4.º da mesma portaria.

Desenvolve formação reconhecida por entidades externas, nomeadamente pelo IEFP e pelo Colégio de Pediatria e Neonatologia da Ordem dos Médicos.

Com a aprovação da Norma Portuguesa NP 4512:2012, o Centro de Formação adotou o Sistema de Gestão da Formação Profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia (também designada por TEL – Technology Enhanced Learning) como os requisitos a aplicar nos produtos de formação profissional que fornece através da sua atividade formativa. Esta decisão estratégica, focada na eficácia do sistema de gestão da formação profissional é consolidada a 25 de Julho de 2016 com a certificação, reconhecendo o cumprimento dos requisitos da respetiva Norma.

O Centro de Formação do CHULN dispõe de um Sistema de Gestão da Formação Profissional certificado de acordo com a norma NP4512:2012 pela APCER.

Estrutura de Intervenção

Dependência Orgânica

O Centro de Formação depende diretamente do Conselho de Administração.

 

Áreas de Intervenção

No âmbito da sua atuação do CF presta serviços de formação profissional e desenvolve a sua atividade em todas as fases do Ciclo Formativo:

Diagnóstico de necessidades de formação, conceção, desenvolvimento e inovação de produtos de formação, planeamento e organização de ações de formação, execução de ações de formação, avaliação e /ou certificação de aprendizagens.

 

O CF desenvolve formação nas seguintes áreas de educação e formação, definidas pela Portaria 256/2005 de 16 de março:

  • • Desenvolvimento Pessoal.
    • Formação de Professores /Formadores e Ciências Educação.
    • Línguas e Literaturas Estrangeiras.
    • Secretariado e Trabalho Administrativo.
    • Enquadramento na Organização /Empresas.
    • Direito.
    • Ciências Informáticas.
    • Informática na Ótica do Utilizador.
    • Medicina.
    • Enfermagem.
    • Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica.
    • Terapia e Reabilitação.
    • Saúde.
    • Trabalho Social e Orientação.
    • Serviços de Saúde Pública.
    • Segurança e Higiene no Trabalho.

 

Missão e Visão

Missão

O Centro de Formação do CHULN tem como missão:

  1. Contribuir para a otimização dos recursos humanos, através da promoção e realização de produtos de formação profissional, tendo em conta as necessidades diagnosticadas a nível dos diferentes serviços, estratégias definidas pelo CHULN e política nacional de saúde;
  2. Facilitar o desenvolvimento da formação e informação entre os profissionais e as Instituições de Saúde visando uma assistência eficaz e eficiente, com qualidade e de excelência.


Visão

O Centro de Formação (CF) do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) pretende ser uma entidade formativa, estrategicamente dinamizadora de uma Cultura de Qualidade.

Estando integrado na maior instituição prestadora de cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde, tem seguramente recursos muito importantes e valiosos, que podem e devem ser utilizados numa formação com qualidade e com impacto dentro e fora da Instituição. Pretendemos ser uma organização de excelência, reconhecida pelas várias instituições, liderando a formação a nível dos centros de formação hospitalares, trabalhando sempre com qualidade visando a melhoria continua.