Centro Hospitalar Lisboa Norte

Missão e Valores

Missão

O CHLN, enquanto estabelecimento hospitalar público, geral, central e altamente diferenciado em tecnologias e saberes, presta cuidados de saúde ao cidadão dentro da sua capacidade e no âmbito da sua responsabilidade.

Fruto de uma simbiose histórica, lógica e natural, com a Faculdade de Medicina de Lisboa, com a qual partilha instalações, recursos humanos e conhecimentos, o ensino e a formação pré e pós graduada constituem-se como outro eixo fundamental da missão, sem prejuízo de parcerias com outras instituições académicas nacionais e internacionais.

Para além da prestação directa de cuidados de saúde e da formação, a missão do CHLN comporta ainda as vertentes da inovação, do desenvolvimento científico e da investigação, como corolário lógico e aproveitamento natural das sinergias resultantes dos eixos da prestação e da formação.

Valores

No cumprimento da sua missão, o CHLN e os seus profissionais partilham os seguintes valores e princípios:

a) Serviço público com primado no doente;

b) Respeito pela dignidade humana, pela diversidade cultural e religiosa e pelos direitos dos doentes;

c) Equidade do acesso a cuidados de saúde;

d) Rigor, integridade e responsabilidade;

e) Elevados padrões de humanização, de competência técnica e científica dos serviços prestados;

f) Cultura institucional e espírito de equipa;

g) Ambição e empenho na melhoria contínua da qualidade;

h) Valorização, motivação e envolvimento dos profissionais;

i) Desempenho e sustentabilidade;

j) Responsabilidade social e ambiental;

k) Respeito pelos princípios éticos e deontológicos na actividade assistencial, formação pré e pós graduada e investigação.

Visão

A visão do CHLN privilegia a qualidade e segurança dos actos clínicos que pratica, a inovação dos seus processos gestionários, a excelência e competitividade nos serviços prestados, a sustentabilidade e criação de valor da sua actividade, assim como a capacidade de atrair novas competências e novos utentes, nomeadamente no âmbito de um processo integrado de contratualização de serviços com o exterior e de internacionalização.

No âmbito do Centro Académico de Medicina de Lisboa, desenvolver-se-ão projectos conjuntos de prestação de cuidados, de formação e ensino e de investigação, a nível nacional e internacional.

Esta visão integrada tem como objectivo o crescimento e desenvolvimento sustentado do CHLN, assumindo-se esta instituição como um exemplo na prestação de cuidados de saúde, centrada na mudança e diferenciação, reforçando-se a sua marca de referência no sistema nacional de saúde.