Centro Hospitalar Lisboa Norte

Dr. Júlio Paulo Candeias Pedro

Nota Biográfica

Formação Académica e Profissional: Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Lusófona, em 1999. Especialização em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública em 2002. PADIS - Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde na AESE - Escola de Direção e Negócios, em 2008. Mastering Health Care Finance — International Executive Program,realizado pela Univertsité Lausanne/Harvard Medical School/Hospital Geral de Santo António em 2007. Curso de Enfermagem Geral pela Escola Superior de Enfermagem de Artur Ravara, de 1988 a 1991.
Carreira: Administrador Hospitalar, 4.º grau, vinculado ao quadro único de administradores hospitalares, desde 14 de novembro de 2007.
Cargos Exercidos: Vogal do Conselho Diretivo do INEM, IP desde 7 de outubro 2010. Vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital do Litoral Alentejano desde 30 de janeiro de 2006 a 6 de outubro de 2010.
Desempenho de Funções: Administrador no Hospital Egas Moniz, S.A., de 7 de abril de 2003 a janeiro de 2006, com a responsabilidade da gestão da contratualização interna e coordenação dos projetos de investimento e desenvolvimento da Área de Gestão Cirúrgica. Administrador no Serviço de Aprovisionamento do Hospital de S. José entre 2002 e abril de 2003. Enfermeiro no Hospital dos Capuchos entre 1991 e 2002 nos Serviços de Neurocirurgia, de Urgência e na Unidade Médico-Cirúrgica de Gastrenterologia.
Atividade académica e científica: Arguente convidado de júris da Escola Nacional de Saúde Pública em trabalhos finais do Curso de Especialização em Administração Hospitalar desde, 2007. Orientador institucional de estágios da Escola Nacional de Saúde Pública do curso de especialização em Administração Hospitalar, desde 2006. Preletor convidado da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa no curso superior de Fisioterapia na área da Gestão dos Serviços de Saúde, desde 2002. Docente convidado da pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Moderna na unidade curricular de Estatística Aplicada à Gestão dos Serviços de Saúde em 2004. Estudo das desigualdades socioeconómicas em saúde em Portugal com trabalhos apresentados e publicados em reuniões e publicações de economia da saúde com a coautoria do Prof. João Pereira da Escola Nacional de Saúde Pública. Integrou os órgãos sociais da Associação Portuguesa de Economia da Saúde de 2005 a 2008 com participação na organização de eventos científicos.
Participação em grupos de trabalho:
Integrou e coordenou o grupo de trabalho criado pelo Despacho n.º 11054/2012, conjunto do Ministro da Administração Interna e do Ministro da Saúde, que determinou a revisão do Regulamento de Transporte de Doentes por via terrestre e congregou a participação de vários especialistas dos Ministérios da Administração Interna e da Saúde, bem como de representantes da Liga de Bombeiros Portugueses. Participou nas visitas de avaliação aos pontos da rede de urgência realizado pela Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência criada pelo Despacho nº 13377/2011, de 23 de setembro. Grupo de trabalho para o desenvolvimento e promoção da cirurgia de ambulatório – Unidade de Missão Hospitais, SA - com apresentação pública dos resultados em dezembro de 2005, no INFARMED, Lisboa, e divulgação através do site dos Hospitais, SA.

Áreas de Responsabilidade

  • Conselho de Técnicas de Diagnóstico e Terapêutica
  • Serviço de Saúde Ocupacional
  • Centro de Formação
  • Serviço de Gestão Hospitalar
  • Serviço de Gestão de Recursos Humanos
  • Serviço de Sistemas de Informação
  • Área de contratualização interna e externa