Hospital Pulido Valente e a sua Liga de Amigos (LAHPV) agraciados com Medalha de honra pela Freguesia do Lumiar

O dia 2 de abril foi um dia muito especial para a Liga de Amigos do Hospital Pulido Valente (LAHPV) e para o Hospital Pulido Valente (HPV) - Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN). No âmbito da comemoração do 751º aniversário da Freguesia do Lumiar, teve lugar no seu no seu Salão Nobre, a Sessão Solene onde o Hospital Pulido Valente foi agraciado com uma Medalha de Honra e, da mesma forma foi reconhecido o trabalho feito pela LAHPV. De referir que a LAHPV comemora, este ano, 25 anos de existência, dedicados ao apoio dos utentes do HPV e respetivas famílias, bem à humanização desta unidade hospitalar, pelo que esta homenagem adquire um sentido especial.

O Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Dr. Carlos das Neves Martins, recebeu com muita satisfação, este reconhecimento ao Hospital Pulido Valente e no seu discurso, após os devidos cumprimentos protocolares, recordou com todos os presentes, o percurso feito pela instituição desde a sua abertura, há 108 anos, revisitando os seus momentos mais importantes «Em concreto, em 1910 entrou em funcionamento, aquele que seria o Hospital de Repouso de Lisboa, mas fruto da mudança política da Monarquia para a República, passou a designar-se como Sanatório Popular sendo a seguir batizado como Sanatório D. Carlos I. Este é um sinal que a saúde sempre uniu aquilo que, muitas vezes, a história divide ou seja, mesmo com mudança política vincada, houve uma justa homenagem ao Rei que tinha sido assassinado dois anos antes. E em outro momento de mudança política da Ditadura para a Democracia, a Unidade Hospitalar passou a chamar-se Hospital Francisco Pulido Valente, numa também justa homenagem, desta vez a uma grande figura da Medicina, e que significou mais do que uma alteração da designação. Significou uma nova oportunidade, em termos da prestação de cuidados de saúde públicos, não só para a Freguesia do Lumiar, como também para a Cidade e para o País, porque gradualmente, esta área passou a ser não só a ser destino para tratamento de doenças da área respiratória, mas também uma referência de ensino e formação, enquanto Unidade Hospitalar Universitária. Aliás, essa matriz permitiu uma crescente qualidade e reconhecimento “aquém e além-mar”, se me permitem a expressão. Ainda recentemente, numa missão em Moçambique, registei com grande satisfação e alegria, a referência de vários profissionais ao Hospital Pulido Valente como a sua escola de formação» afirmou o Dr. Carlos das Neves Martins seguindo a sua alocução, referiu outra mudança vivida recentemente nesta unidade hospitalar, afirmando que, num outro momento difícil da nossa história, mais recente, fomos obrigados a encontrar novas soluções para esta unidade hospitalar. E queria dar-vos, neste momento de aniversário, de felicidade e de partilha, em nome do Conselho de Administração e em nome do Senhor Ministro da Saúde, a garantia que o Parque de Saúde Pulido Valente será uma realidade, ao serviço das pessoas com um conjunto de oportunidades para a Freguesia» acrescentou o Presidente do CHLN, referindo a ampliação e realocação de serviços prevista para o HPV, desde a Medicina Familiar às Especialidade Hospitalares, passando pelos Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos. Terminou, enaltecendo os futuros contributos que esta instituição dará à Freguesia do Lumiar e à cidade de Lisboa, ao ampliar e diversificar a sua área de prestação de cuidados de saúde e incrementar a acessibilidade dos cidadãos «É este o contributo integrado que queremos dar à Freguesia, à Cidade e ao País, e que seguramente com o vosso apoio e com o apoio que sempre temos tido da parte da Junta de Freguesia, iremos conseguir!»

Seguidamente foi agraciada a LAHPV, com a entrega de uma Medalha de Honra à Sr.ª Presidente da Liga, Dr.ª Maria Jorge Nogueira da Rocha, que agradeceu, em nome dos voluntários e associados, este reconhecimento. A Presidente da LAHPV aproveitou ainda o momento, para explicar aos presentes, um pouco do trabalho desenvolvido pela Instituição «É através do gesto amigo, ajudando aqueles que ao Hospital vem buscar melhor saúde, que a nossa ação de desenvolve. Desenvolve-se não só através de voluntariado e muito agradeço aos meus queridos voluntários, o trabalho que desempenham, diariamente, junto dos nossos doentes, com uma palavra amiga, aliviando-nos no seu sofrimento, ajudando-os na toma da refeições e que humanizam assim, o nosso hospital, mas também através de apoio na forma mais “material” e que se traduz no empréstimo de camas, de cadeiras de rodas, canadianas, e outro tipo de materiais, que são úteis ao utente que sai do Hospital. Também apoiamos proporcionando transporte gratuito a todas as pessoas, que se deslocam dentro do Hospital, que é extenso e é também, muito bonito. Fisicamente, estamos bem instalados, na entrada do Hospital Pulido Valente, gerimos um Centro Comercial e um restaurante, que são as nossas fontes de receita e desde já convidamos todos a fazerem-nos uma visita. Quero ainda dizer-vos que se não fosse o grande apoio que temos recebido de todos os Conselhos de Administração que pelo Hospital passaram, ao longo destes 25 anos, não seria possível esta nossa ação. E, neste sentido queria relevar o atual Conselho de Administração, que já vai no seu segundo mandato, na pessoa do seu Presidente, o Dr. Carlos Neves Martins, pelo apoio extraordinário que nos têm conferido. É através desse apoio que nós conseguimos minimizar o sofrimento do doente e contribuir para humanizar o Hospital Pulido Valente.» A Dr.ª Maria Jorge Nogueira da Rocha encerrou o seu discurso, convidando a comunidade disponível a associar-se à LAHPV, «Somos muitos voluntários e associados, mas nunca somos demais!» afirmou, acrescentando que «Como dizia o Poeta, “Não basta, para ser bom, não fazer mal a ninguém, quantas vezes somos maus por deixar de fazer bem”».

O CHLN congratula publicamente todos os elementos que integram a Liga de Amigos, pela Medalha de Honra, reconhecimento dos seus incansáveis esforços e iniciativas em prol do Hospital Pulido Valente, na pessoa da sua Presidente, Dr.ª Maria Jorge Nogueira da Rocha.

Salienta-se que na área da saúde foi igualmente agraciado o Centro de Saúde do Lumiar, uma instituição estruturante e central para os cidadãos da Freguesia. A Medalha de honra foi recebida pela Diretora do ACES Lisboa Norte, Dr.ª Manuela Peleteiro, que no seu discurso, agradeceu a todos os profissionais afetos ao Centro de Saúde do Lumiar e enalteceu os fortes laços de cooperação existentes entre aquela unidade de cuidados primários e o Hospital Pulido Valente, em prol do tratamento da população do Lumiar.