Centro Hospitalar Lisboa Norte

LxNorteNews 14

No passado dia 22 de março decorreu na Sala do Conselho de Administração do Hospital Pulido Valente - Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), a terceira reunião extraordinária do Conselho de Administração, destinada a discutir, exclusivamente, os projetos associados ao Departamento de Coração e Vasos. Para além dos elementos do Conselho de Administração e demais Assessores Técnicos, estiveram também presentes todos os Dirigentes e Chefias do Departamento de Coração e Vasos. O Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos das Neves Martins, iniciou os trabalhos, agradecendo a presença e a apresentação do projeto, salientando a importância deste momento desta discussão e reflexão conjunta, para a tomada de decisões estratégicas que irão determinar o desenvolvimento do Departamento. Seguidamente, o Prof. Doutor Fausto Pinto, Diretor do Departamento, iniciou a apresentação do projeto, incidindo…


No dia 25 de março, o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) esteve representado na “1ª Conferência de Valor APAH 2017”, subordinada ao tema “Modelos de Negócio e Contratação em Saúde”, que decorreu de 24 a 25 de março, no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel. O CHLN esteve representado, no dia 25 de março, na terceira sessão, com o tema “Oportunidade: A Era Digital e da Informação em Saúde” na qual a Dr.ª Teresa Magalhães, Administradora Hospitalar, participou na qualidade de comentadora e igualmente, na última e quinta sessão, na qual o Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos das Neves Martins, moderou uma mesa, intitulada "Novos modelos de contratação com gestão partilhada em saúde". A Administração Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) tem organizado inúmeros eventos na área da Saúde, onde…


No passado dia 29 de março decorreram as 1as Jornadas de Enfermagem em Pediatria do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), que decorreram na Aula Magna da FMUL, Campus de Santa Maria. A sua concretização e realização resultaram de um esforço conjunto de sinergias quer do seu Departamento de Pediatria, quer do seu Serviço de Estomatologia. Os trabalhos e reflexões afetos ao programa, centraram-se sobre o tema “Nascer e Crescer com Doença Crónica”, promovendo um espaço de debate e reflexão sobre a importância do papel da Enfermagem na área da prestação de cuidados de saúde em Pediatria, e simultaneamente, proporcionando um espaço de partilha de novos saberes e experiências. A Mesa de Abertura iniciou com o Enf.º Supervisor Fernando Sá, que após os tradicionais cumprimentos protocolares, quis salientar o apoio conferido…


No dia 30 de março, entrou em funcionamento, na recém-inaugurada área de ambulatório (ex-farmácia comercial), a nova Central de Colheitas do Serviço de Patologia Clínica, onde atualmente já funciona o balcão de dispensa de medicamentos do Serviço de Gestão Técnico-Farmacêutica, um espaço com excelentes condições de trabalho e de atendimento, no exterior do edifício central do Hospital de Santa Maria. De realçar que, quer a Central de Colheitas do Serviço de Patologia Clínica, quer igualmente a dispensa de medicamentos do Serviço de Gestão Técnico-Farmacêutica, são duas áreas fundamentais dentro da prestação de cuidados ambulatórios e ambas possuem uma ampla afluência diária de doentes e acompanhantes, sendo que, na Central de Colheitas, a média diária de atendimento tem sido aproximadamente de 750 utentes. A nova Central de Colheitas disponibiliza agora aos…


No dia 30 de março, foi iniciado o trabalho referente a uma das últimas etapas constantes do planeamento para o Parque de Saúde Pulido Valente. Foi realizada uma visita técnica entre dirigentes e chefias do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) e do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), parte integrante de um processo, que tem vindo a ser preparado nos últimos dois anos, e que em breve apresentará resultados inovadores e sustentáveis. Recorda-se que o Hospital Pulido Valente atravessa, no momento, um conjunto de transformações com o objetivo de o tornar no segundo Parque de Saúde da cidade de Lisboa. As estruturas atuais estão a sofrer um processo de otimização, que para além de garantir a área hospitalar tradicional do Pulido Valente instalada, nas especialidades de Pneumologia e…


No dia 31 de março foi assinalado no Hospital de Santa Maria – CHLN, o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral, que integrou diversas atividades de informação, rastreios, atividade físicas e de sensibilização nutricional, visando a sensibilização e a prevenção desta patologia. Esta organização foi possível através do envolvimento de várias equipas multidisciplinares da instituição e do estabelecimento de diversas parcerias, da qual se destaca a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC). Os membros do Conselho de Administração do CHLN visitaram os diversos espaços onde decorriam as atividades e puderam constar, in loco, a satisfação quer de profissionais, quer de utentes que aderiram à comemoração deste dia.


O dia 2 de abril foi um dia muito especial para a Liga de Amigos do Hospital Pulido Valente (LAHPV) e para o Hospital Pulido Valente (HPV) - Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN). No âmbito da comemoração do 751º aniversário da Freguesia do Lumiar, teve lugar no seu no seu Salão Nobre, a Sessão Solene onde o Hospital Pulido Valente foi agraciado com uma Medalha de Honra e, da mesma forma foi reconhecido o trabalho feito pela LAHPV. De referir que a LAHPV comemora, este ano, 25 anos de existência, dedicados ao apoio dos utentes do HPV e respetivas famílias, bem à humanização desta unidade hospitalar, pelo que esta homenagem adquire um sentido especial. O Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Dr. Carlos das Neves Martins, recebeu com muita…


No dia 4 de abril, primeiro dia do “Portugal E-Health Summit”, o Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Dr. Carlos das Neves Martins participou, na qualidade de comentador, na Sessão “Transformação Organizacional”, após a conferência introdutória sobre o tema, que foi da responsabilidade do Prof. José Tribolet. Durante a conferência introdutória, foram deixados aos comentadores algumas questões desafiantes, justamente sobre a organização das instituições de saúde, a inovação tecnológica e a sua aplicação, com implicações importantes, tais como o tratamento e segurança da informação dos utentes. O Presidente do CHLN, nos momentos disponibilizados para comentar estas questões, teve a oportunidade de enaltecer o trabalho que tem progressivamente sido feito, durante a última década no Serviço Nacional de Saúde, bem como no amplo contributo conferido pelo CHLN, quer na inovação…


No dia 5 de abril comemorou-se o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide. Para assinalar esse dia, Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR) organizou a XVI Edição das suas Jornadas, no Hotel Altis, em Lisboa, nas quais o Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Dr. Carlos Neves Martins participou, copresidindo à sua última mesa, “Abordagem Terapêutica à Artrite Reumatóide e Problemas Associados”. Na sua comunicação, o Presidente do CHLN teve a oportunidade de felicitar a ANDAR e o seu incontornável trabalho em prol dos doentes com artrite reumatóide, bem como do esforço de divulgação e sensibilização desta patologia junto da população. Salientou ainda o papel contributivo do CHLN em termos de acessibilidade aos utentes para o tratamento desta patologia. Em 2016, o CHLN investiu 12,5 milhões…


No dia 10 de abril, o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) reforçou os seus laços de afiliações, desta vez com o Centro Hospitalar Barreiro/Montijo (CHBM), através da assinatura de um Protocolo de Cooperação e de um primeiro Acordo Específico, na área da Gastroenterologia. O ato oficial decorreu na Sala do Conselho de Administração, no Hospital de Santa Maria, e o protocolo foi firmado entre o CHLN, na pessoa do seu Presidente, Dr. Carlos das Neves Martins e o CHBM, na pessoa do seu Presidente, Dr. Pedro Batista Lopes. Este é um acordo que se espera ser brevemente reforçado em mais áreas, visando disponibilizar ao CHBM mais respostas clínicas de referência. Um modelo inovador, no qual o CHLN foi pioneiro, e que já conta com mais seis processos de afiliação, só…


O dia 11 de abril foi um dia especial para a Associação Humanitária “Amigas do Peito”: festejou mais um aniversário de existência, a dar apoio às mulheres patologia da mama e respetivas famílias. Este aniversário tem uma renovada alegria por já ser assinalado na nova sede, localizada fisicamente em frente à Prumada das Neurociências, inaugurada em 2016, e que disponibiliza a quem necessita, de instalações e vários tipos de apoio, com conforto e humanidade. Este aniversário começou por ser assinalado, por volta das 17h00 no Hall de entrada do Hospital de Santa Maria. Após umas circunstanciais palavras de boas vindas, proferidas pela apresentadora e Madrinha da Associação, Mila Ferreira, seguiu-se a intervenção da Diretora Clínica do CHLN, Dr.ª Margarida Lucas, que transmitiu, em representação do Conselho de Administração do CHLN,…


No dia 19 de abril, teve lugar na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa (FMUL), Campus de Santa Maria, a Reunião Plenária Temática do Departamento de Qualidade em Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS), subordinada ao tema “Segurança da Medicação” e que reuniu todas as Comissões de Qualidade e de Segurança do SNS e ainda, as Ligas de Amigos dos Hospitais. A Sessão de Abertura foi principiada pelo Prof. Doutor Fausto Pinto que, na qualidade de Diretor da FMUL, cumprimentou todos os presentes e formulou um bom início de trabalhos, «Numa área seguramente de grande relevância. Todos sabemos a importância que a Segurança na Medicação tem hoje em dia e em termos internacionais, sendo atualmente um dos grandes temas de trabalho por parte da Organização Mundial de Saúde.»…


No passado dia 19 de abril decorreu, no Hospital de Santa Maria, um exercício Tabletop do Plano de Emergência Externa da instituição, visando avaliar a operacionalidade do mesmo e detetar eventuais ajustes ou adaptações necessários, para fazer face às responsabilidades instituídas para o Centro Hospitalar Lisboa Norte, no âmbito da Comemorações do Centenário das Aparições de Fátima. O Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Dr. Carlos das Neves Martins, fez questão de dar uma palavra de apreço a toda a equipa, pelos esforços que têm vindo ser levados a cabo, no sentido de dotar a instituição da melhor resposta possível a este evento, que projeta Portugal por todo o mundo. Seguidamente, usou da palavra o Dr. António Marques, da parte da equipa avaliadora, provinda do Ministério da Saúde, que…


No dia 19 de abril, o Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Dr. Carlos Neves Martins reforçou, ao longo do dia, os laços com diversas instituições na área da Saúde através da realização de um conjunto de reuniões que integravam a sua agenda de trabalho. Foi recebido o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Dr. Carlos Andrade Costa para rever potenciais oportunidades de articulação com o CHLN. Foi igualmente recebido o Presidente da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Dr. João Moura Reis, com a finalidade de ser agendada a assinatura de protocolo de cooperação com o CHLN. Teve ainda lugar, uma reunião de trabalho com o Presidente da unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, Dr. Luís Matias e com um dos…


No dia 20 de abril, o Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Dr. Carlos das Neves Martins, recebeu a recém-empossada Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), Açores, Dr.ª Olga Freitas. Nesta reunião técnica foram avaliados, conjuntamente, os seis Acordos Parcelares específicos, mantidos entre o CHLN e o HSEIT, desde 2015 e discutidos os planos de futuro, no sentido de reforçar a relação de afiliação já existente. Da parte do CHLN ficou renovado o compromisso de apoio, com recursos humanos na região e também, do apoio ao incremento de soluções, em termos de acessibilidade e proximidade, aos doentes da área de abrangência do HSEIT.


A Unidade de Reabilitação Respiratória do Hospital Pulido Valente – Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), assinalou no dia 21 de abril, o “Dia da Reabilitação Respiratória”. A iniciativa desenvolveu-se centrada no objetivo de dar a conhecer mais sobre o conceito e sobre a importância da Reabilitação Respiratória. A reabilitação Respiratória é uma intervenção terapêutica de elevado benefício para os doentes respiratórios, estando bem documentados a melhoria dos sintomas (ex: dificuldade respiratória), desenvolvendo uma maior capacitação dos doentes para realização das suas tarefas diárias, incrementando a sua participação social, familiar e laboral e com efetivos ganhos exponenciais na sua qualidade de vida. Apesar dos benefícios, reconhecidos por todas as sociedades científicas nacionais e internacionais, quer a oferta, quer a acessibilidade aos programas de reabilitação respiratória estão longe do que seria considerado…


No dia 21 de abril, o Hospital de Santa Maria/ CHLN, na pessoa do seu Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos das Neves Martins, recebeu o Ministro da Saúde, Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, o Secretário de Estado e Adjunto da Saúde, Dr. Fernando Araújo, o Presidente do Conselho Diretivo do INEM, Dr. Luís Meira, assim como outros altos dirigentes deste instituto, com o intuito de, em conjunto, ser formalmente assinalada a colocação do rádio SIRESP no Hospital de Santa Maria. Este procedimento encerra o processo de instalação destes equipamentos nos hospitais, que estão posicionados no segundo e terceiro eixos do Plano de Contingência do Ministério da Saúde para o Centenário das Aparições de Fátima. A SIRESP é a operadora da Rede Nacional de Emergência e Segurança, resultante da…


No dia 26 de abril o Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Dr. Carlos das Neves Martins, a Diretora Clínica, Dr.ª Margarida Lucas e os representantes dos diversos serviços do CHLN, com áreas afetas à transplantação, receberam o Presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação, Dr. João Paulo Almeida e Sousa, a Coordenadora Nacional da Transplantação, Dr.ª Ana França, e a Assessora para a Doação e Transplantação de Órgãos, Dr.ª Catarina Bolotinha, para uma reunião técnica, centrada nesta importante área. Durante este encontro de trabalho foi efetuada uma análise e avaliação conjuntas, sobre qual o potencial de contributo do CHLN para incrementar o desenvolvimento e sucesso nesta sensível matéria, de acordo com os objetivos nacionais impostos. Foram ainda detalhados e analisados as medidas e os pontos-chave do programa…


Contabilizam-se já em sete, as reuniões de trabalho do Conselho Consultivo do Centro Hospitalar Lisboa Norte desde junho de 2015. Um órgão de caráter consultivo, previsto legalmente pelo Artigo 18º, Secção IV, Capítulo II, do Anexo (Estatutos que determinam os Hospitais EPE), do Decreto-Lei nº 244/2012, de 9 de novembro, e cujas competências atribuídas se centram na apreciação dos planos de atividade de natureza anual e plurianual, na apreciação de informações necessárias ao acompanhamento da atividade da instituição, assim como na emissão de recomendações, visando a melhoria do funcionamento dos serviços de prestação de cuidados de saúde à população, de acordo com os recursos disponíveis. A sua organização iniciou-se no primeiro semestre de 2015, altura em foram tomadas as medidas legais necessárias à constituição do Conselho Consultivo, designadamente com vista…


No dia 3 de maio teve lugar na sala do Conselho de Administração do CHLN, no Hospital de Santa Maria, a última reunião preparatória da segunda missão clínica da instituição em Moçambique, onde estiveram presentes a equipa clínica da instituição, bem como o órgão de gestão e demais assessorias técnicas. A equipa clínica que irá levar a cabo esta missão estará, durante o período de uma semana, a trabalhar em conjunto com os seus pares, no Hospital Central de Maputo num programa técnico que envolve a realização de consultas médicas de avaliação de diagnósticos com indicação cirúrgica, de consultas prévias de Anestesiologia e de atos cirúrgicos na especialidade de Neurocirurgia Pediátrica. O CHLN continua desta forma, a ampliar e a consolidar a sua Política de Cooperação e Afiliações aos países…


No dia 4 de maio, o Conselho de Administração do CHLN deu continuidade ao seu programa de visitas aos serviços reunindo, da parte da manhã, com o Diretor e com a Administradora de Área do Serviço de Reumatologia. Esta reunião técnica incluiu uma visita a todas as áreas afetas à Consulta, Hospital de Dia e Unidade de Técnicas da especialidade, possibilitando a avaliação in loco dos respetivos espaços funcionais e das oportunidades de melhoria, para benefício de utentes e profissionais. É igualmente importante relevar o trabalho do Serviço de Reumatologia, na pessoa do seu Diretor, Prof. Doutor João Eurico da Fonseca, pelos claros desenvolvimentos alcançados em termos de qualidade e acessibilidade para o utente do CHLN e igualmente, pelo apoio conferido por este serviço à Unidade Local de Saúde do…


No dia 5 de maio decorreu na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), Campus de Santa Maria, a 2.ª Reunião de 2017 do Conselho de Administração com Dirigentes e Chefias do CHLN. Perante os Dirigentes e Chefias da instituição e os vogais do Conselho de Administração, o Presidente, Dr. Carlos das Neves Martins, iniciou a reunião com duas notas de agradecimento e de justa homenagem: a primeira à Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado, que assumiu recentemente a Presidência do INFARMED, deixando o CHLN para assumir este novo desafio, embora o valioso legado que deixa, perpetua a sua ligação à instituição; a segunda ao Eng.º Durão de Carvalho, que após muitos anos de dedicação e trabalho na instituição, irá iniciar outra fase da sua vida,…