Centro Hospitalar Lisboa Norte

Nomeação da Prof.ª Maria do Céu Machado como Membro do CNECV

O Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Dr. Carlos das Neves Martins, em nome da instituição, felicita publicamente a Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado, Diretora do Departamento de Pediatria, pela sua recente nomeação como membro do Conselho Nacional de Éticas para as Ciências da Vida (CNECV) o que muito orgulha e distingue este centro hospitalar universitário. O CNECV é um órgão independente, que funciona junto à Assembleia da República, com uma função consultiva e emissora de pareceres e reflexões éticas sobre a Vida, em toda a sua fragilidade e complexidade, e que são importantes contributos para os processos legislativos decorrentes no quotidiano do órgão governamental, assumindo a forma de uma “consciência pública” da Sociedade.

Recorda-se ainda que a Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado foi, no passado dia 16 de outubro de 2016, igualmente nomeada para Vice-Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), um órgão independente, composto por membros provenientes das diversas correntes científicas, económicas e culturais, e que procura encontrar amplos consensos no que alude à política de saúde. É da sua competência efetuar apreciações e emitir pareceres e recomendações sobre temas afetos às políticas de saúde, tal como o Plano Nacional de Saúde, ou sobre a investigação e a inovação em saúde, para além de deter, igualmente, a responsabilidade pelo incremento da análise, participação e do debate público sobre estas matérias fundamentais à sociedade.

Para a Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado, estas duas recentes missões para as quais foi nomeada são, simultaneamente, «Uma honra e uma responsabilidade, pois são dois órgãos independentes do poder político e com uma  missão  bem definida e importante, na área da saúde».

O Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Dr. Carlos das Neves Martins, referiu a propósito destas duas nomeações, com um sentimento misto de orgulho e felicidade profissional, que «Este centro hospitalar universitário sempre foi uma referência no Serviço Nacional de Saúde, em muito pelo valor intrínseco do seu capital humano. Tenho a honra de estar presidente de uma instituição cuja excelência e a qualidade estão ancoradas sobre as competências profissionais, as competências pessoais, sobre o dinamismo e o desprendimento pessoal dos seus profissionais em prol de uma causa maior: a dedicação ao próximo, atributos que revejo na Prof.ª Maria do Céu Machado, reconhecidos publicamente, e que em muito honram e prestigiam a tradição da nossa instituição».

A Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado é Diretora do Departamento de Pediatria do Hospital Santa Maria (Centro Hospitalar Lisboa Norte), Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), Membro do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina de Lisboa, Membro do Conselho da Universidade de Évora, Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Medicina, Vice-Presidente da European Federation of the Academies of Medicine, Vogal do Conselho de Diagnóstico Precoce, e Professora Convidada do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. É ainda Perita da Direção-Geral de Saúde para o Plano Nacional de Saúde, Comissária do Projeto Saúde e Bem-estar da Criança da Fundação Calouste Gulbenkian, Presidente da Associação para as Crianças de Santa Maria, Presidente da Associação de Amigos do Hospital Santa Maria, Membro do Conselho Social da Universidade Lusíada e do Conselho Consultivo da SERES.