Centro Hospitalar Lisboa Norte

LXNorteNews 13

No dia 16 de fevereiro, o Conselho de Administração visitou, no Hospital Pulido Valente, as instalações definitivas da valência de Pedopsiquiatria do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência, uma importante e nova valência do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) ao serviço dos pequenos utentes e respetivas famílias, em proximidade com a sua área de residência. Está assim consolidada mais uma importante e nova área clínica no seio da instituição e esta visita do órgão gestionário serviu para, justamente, reconhecer e agradecer o trabalho e a dedicação dos profissionais a este projeto, que se tem vindo a desenvolver na ótica de uma política de crescente proximidade dos cuidados à população, bem como de outros projetos em curso, já assumidos para o próximo biénio. O Presidente do Conselho…


No dia 16 de fevereiro o Hospital Pulido Valente recebeu a primeira reunião, de 2017, do Conselho Consultivo do CHLN. A Presidente do Conselho Executivo, Eng.ª Esmeralda Dourado deu as boas vindas a todos os presentes e, após a aprovação da Acta anterior, deu a palavra ao Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Dr. Carlos das Neves Martins, o qual fez uma detalhada apresentação sobre os resultados assistenciais e sobre o desempenho económico-financeiro, relativo ao passado ano de 2016, naquilo que considerou como «o melhor ano da instituição, desde a sua criação enquanto Centro Hospitalar e é, acreditamos nós, um dos melhores desempenhos económico-financeiros do País, pelos dados que pudemos apurar durante a reunião que tivemos na Administração Regional de Saúde de Lisboa e…


No dia 17 de fevereiro, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Dr. Carlos das Neves Martins, esteve presente na sessão de abertura do VII Congresso "Novas Fronteiras em Cardiologia", que decorreu na Aula Magna na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). O PCA do CHLN teve a oportunidade de, ao encerrar este momento oficial, parabenizar os fundadores e os atuais organizadores desta iniciativa, salientar o excelente trabalho que o Departamento de Coração e Vasos tem vindo a desenvolver e igualmente enumerar, aos presentes, os principais desafios em curso para biénio 2017/2018, que passam desde o cariz conceptual e estrutural do Departamento, à implementação e sedimentação de modelos de gestão inovadores, como os Centros de Referência (CRe) e os Centros de Responsabilidade…


No dia 17 de fevereiro, o Conselho de Administração do CHLN, na sequência do programa de visitas a serviços, definido pelo Presidente incluídos no seu plano estratégico de inovação e de investimento para o biénio 2017/2018, visitou o Serviço de Neurocirurgia. Na visita em que o Conselho de Administração esteve acompanhado por diversas chefias, das quais se salienta o Diretor do Departamento de Neurociências e Saúde Mental, Prof. Doutor José Ferro, e o Diretor do Serviço de Neurocirurgia, Dr. José Miguens, que fez uma breve apresentação inicial a toda a comitiva, sobre os principais dados do Serviço de Neurocirurgia, em termos da produção e atividade, bem como de algumas contingências do serviço. De realçar que a Neurocirurgia tem, nos últimos anos, aumentado a sua atividade cirúrgica, através do aumento da…


No dia 22 de fevereiro, o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Dr. Carlos das Neves Martins, acompanhado pelos Diretores do Serviços de Imunohemoterapia e de Otorrinolaringologia, Dr. Álvaro Beleza e Dr. Leonel Luís, respetivamente, deslocou-se a Santiago do Cacém, para reunir com o seu homólogo da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Dr. Paulo Jorge Espiga Alexandre e respetiva equipa de gestão, com a finalidade de efetuar um balanço da afiliação ULSLA/ CHLN, em vigor, nas seguintes especialidades: (i) Imunohemoterapia, (ii) Pneumologia, (iii) Otorrinolaringologia, (iv) Patologia Clínica e (v) Anatomia Patológica. Nesta última ressalva-se que as relações de cooperação funcionam em sentido inverso, ou seja o CHLN recebe uma vez por semana, um médico especialista da ULSLA. Durante esta reunião foi efetuado…


No dia 23 de fevereiro, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) reuniu com a Comissão Nacional de Cuidados Paliativos (CN) e com a sua Coordenação Regional (CR), com o objetivo de efetuar, em conjunto, a análise detalhada do Plano Estratégico do CHLN, a ser desenvolvido no biénio 2017/2018, nesta importante área, que constitui, aliás, um dos eixos prioritários da instituição. Foi uma reunião com resultados bastante positivos, em que o CHLN obteve a concordância desta entidade para a planificação existente, que integra a renovação do Hospital de Dia de Cuidados Paliativos, com a ampliação da sua área física, a criação de uma área de internamento até 20 camas, bem como de espaços adequados às famílias destes doentes. Foi igualmente apresentada pelo CHLN, uma previsão do reforço…


O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Dr. Carlos das Neves Martins, recebeu no dia 24 de fevereiro, o Secretário Regional da Saúde do Governo Regional da Madeira, Dr. Pedro Ramos, naquela que foi a sua primeira visita oficial ao CHLN e mais concretamente, ao Campus de Santa Maria. Durante esta visita, houve ainda a oportunidade para, e em conjunto com o PCA do CHLN, ser efetuado um balanço das parcerias em curso com o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), bem como a avaliação e a planificação de potenciais áreas de futura cooperação CHLN/SESARAM, renovando-se assim, os contributos deste Centro Hospitalar Universitário para a coesão do Serviço Nacional de Saúde.


No dia 6 de março, o Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Dr. Carlos das Neves Martins, acompanhado pelas Direções Clínica e de Enfermagem, bem como pelos seus assessores, visitou o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR), no Hospital de Santa Maria (HSM). Esta visita incluiu igualmente uma reunião de trabalho onde, em conjunto com as respetivas chefias e dirigentes, foram discutidos os principais eixos estratégicos afetos à reprogramação funcional do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, quer a curto, quer a médio prazo, do qual se realça a criação da respetiva unidade de internamento e a elaboração de uma estratégia de inovação da capacidade instalada. Nesta reunião foram igualmente definidas as linhas estratégicas de ação, relativamente ao investimento a ser feito em termos de recursos…


No dia 8 de março, o Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), conjuntamente com os seus assessores técnicos, e na sequência, na sequência do programa de visitas a serviços, definido pelo Presidente do CA, Dr. Carlos das Neves Martins, visitou o Hospital de Dia e o Serviço de Imunohemoterapia. Nesta visita, o órgão gestionário pode avaliar in loco quer as condições de prestação de cuidados ao doente, quer as condições de trabalho dos profissionais e quer, igualmente, a capacidade tecnológica instalada, ouvindo as diferentes sensibilidades sobre os principais desafios do Serviço, ilustrando a política de proximidade aos profissionais que tem vindo a ser implementada, com vista a serem sempre encontradas soluções integradas e integradoras para as dificuldades detetadas.


No dia 14 de março, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) esteve presente na apresentação oficial da Equipa de Prevenção da Violência no Adulto (EPVA), que decorreu no Auditório Cid dos Santos, no Hospital de Santa Maria. A EPVA é uma equipa interdisciplinar que atua numa área de intervenção, entendida pelo órgão gestionário como prioritária, procurando obter uma visão globalizante das situações, guiando-se por palavras-chave como “facilitar”, “negociar” e “dinamizar” e igualmente pela vasta experiência técnica dos membros que a compõem que, aditada aos princípios orientadores de boas práticas, constituem a missão que os norteia. O Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Dr. Carlos das Neves Martins encerrou a apresentação dando aos presentes algumas notas sobre a importância da inovação aplicada aos procedimentos e, igualmente,…


A noite de 14 de março terminou de forma diferente no Hospital de Santa Maria! A convite da Associação Nuvem Vitória - que nasceu em 2016, e centra a sua ação em contribuir para melhorar o sono das crianças, nomeadamente em contexto hospitalar e em outras instituições, nas quais sejam, temporariamente, privadas do seu ambiente familiar – e na qualidade de voluntário, o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Sono, foi ler histórias aos pequenos utentes hospitalizados do CHLN. Durante duas horas, o Presidente da República “contou histórias e encantou” os pequenos utentes, os seus familiares e os profissionais de serviço no Departamento da Pediatria do CHLN. Foi emocionante ver o brilho nos olhos e o entusiasmo dos…


SmartReab é o nome do sistema permitirá a monitorização anual de mais de 100 doentes com patologia respiratória crónica, incluindo também os doentes que fazem oxigenoterapia em casa. O SmartReab está implementado no Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) e permite o prolongamento da monitorização da atividade física no doente, fora do contexto hospitalar, acompanhando e incentivando, com segurança, a promoção da atividade física, quer no seu domicílio, quer também na comunidade onde está inserido. Esta implementação decorre de uma parceria estratégica entre o CHLN e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e com o apoio da Fundação Vodafone Portugal. Nos doentes com patologia respiratória mais grave e que cumprem uma terapêutica diária, o sistema SmartReab permite, também, um ajustamento adequado dos níveis de…


No dia 16 de março foi firmado, entre o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Dr. Carlos das Neves Martins, e o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Dr. Paulo Jorge Espiga, mais um Protocolo de Cooperação, desta vez na especialidade de Reumatologia, reforçando a afiliação, mantida com o CHLN, desde há dois anos a esta parte. O CHLN e a ULSLA já mantêm laços de cooperação desde junho de 2015, altura em que foi celebrado o primeiro protocolo de cooperação, na área de Imunohemoterapia, ao que se seguiu, em novembro de 2016, outros, nas especialidades de Pneumologia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica e Anatomia Patológica. Na sequência dos excelentes resultados já obtidos na ULSLA e da capacidade instalada…


O Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Dr. Carlos das Neves Martins, em nome da instituição, felicita publicamente a Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado, Diretora do Departamento de Pediatria, pela sua recente nomeação como membro do Conselho Nacional de Éticas para as Ciências da Vida (CNECV) o que muito orgulha e distingue este centro hospitalar universitário. O CNECV é um órgão independente, que funciona junto à Assembleia da República, com uma função consultiva e emissora de pareceres e reflexões éticas sobre a Vida, em toda a sua fragilidade e complexidade, e que são importantes contributos para os processos legislativos decorrentes no quotidiano do órgão governamental, assumindo a forma de uma “consciência pública” da Sociedade. Recorda-se ainda que a Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado…