Gabinete do Cidadão

Natureza e Fins

O Gabinete do Cidadão é um serviço criado nos termos e para os efeitos do disposto no Despacho Ministerial 26/86, de 30 de Junho, constituindo uma manifestação concreta do direito de petição, constitucionalmente consagrado, por via do qual todos os cidadãos têm a faculdade de apresentar, junto de quaisquer autoridades, petições, reclamações ou queixas para defesa dos seus direitos.

O Gabinete do Cidadão destina-se a receber as reclamações, sugestões e opiniões dos utentes do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE, constituindo assim, simultaneamente, um instrumento de gestão dos Serviços e um meio de defesa dos utentes.

Objetivos

  • Melhorar o atendimento dos doentes

  • Fomentar a Humanização dos Serviços

  • Promover a eficácia e a qualidade

  • Reforçar a acessibilidade

Atribuições

  • Informar os utentes dos seus direitos e deveres

  • Receber reclamações sobre o funcionamento dos Serviços

  • Reduzir a escrito as reclamações orais, quando os reclamantes o não possam fazer

  • Receber sugestões dos utentes

  • Contribuir para a Humanização

Via de Apresentação das suas Exposições

Existem vários instrumentos ao seu dispor para nos enviar a sua sugestão/reclamação:

CHLN/Hospital de Santa Maria

No Hospital

  • Atendimento personalizado efetuado por um assistente social, aos utentes que recorrem diretamente ao Gabinete do Cidadão, privilegiando o diálogo e a relação de ajuda, em termos que possa constituir um espaço de diálogo institucionalizado com a comunidade dos utentes do Centro Hospitalar, auscultando-os e interessando-os na melhoria do funcionamento dos Serviços.

  • Livro de Reclamações (disponíveis na Receção Central, Centro Ambulatório, Consulta de Pediatria, Unidade de Gestão Clínica – Relatórios Clínicos, Laboratório de Química Clínica e Bacteriologia, Serviço de Recursos Humanos, Serviço de Gestão Financeira – Tesouraria, Serviço de Imagiologia, Gabinete do Cidadão e Serviços de Urgência Central, Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia.)

  • Caixas de Sugestões/Opiniões (existem 19 recetáculos)

    Via Postal

    Gabinete do Cidadão
    Centro Hospitalar Lisboa Norte
    Hospital de Santa Maria
    Avenida Professor Egas Moniz
    1649-035 Lisboa

    Por Fax

    21 780 56 04

    Por E-mail

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Gabinete do Cidadão On-Line

    Formulário de Sugestão/Reclamação

    Nota: Os dados a enviar são confidenciais e destinam-se apenas à necessária identificação do exponente, de forma a contactá-lo posteriormente.

 

CHLN/Hospital Pulido Valente

No Hospital

  • Atendimento personalizado efetuado por um assistente social, aos utentes que recorrem diretamente ao Gabinete do Utente, privilegiando o diálogo e a relação de ajuda, em termos que possa constituir um espaço de diálogo institucionalizado com a comunidade dos utentes do Centro Hospitalar, auscultando-os e interessando-os na melhoria do funcionamento dos Serviços.

  • Livro de Reclamações (Pneumologia - Piso 4 – Edifício Rainha D. Amélia, Cirurgia Geral e Digestiva – Edifício D. Carlos I, Medicina Interna 1 - Piso 0 – Edifício D. Carlos I)

  • Caixas de Sugestões/Opiniões (existem 22 recetáculos)

    Via Postal

    Gabinete do Cidadão
    Centro Hospitalar Lisboa Norte
    Hospital de Pulido Valente
    Alameda das Linhas de Torres, 117
    1769-001 Lisboa

    Por Fax

    21 754 80 21

    Por E-mail

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Gabinete do Cidadão On-Line

    Formulário de Sugestão/Reclamação

    Nota: Os dados a enviar são confidenciais e destinam-se apenas à necessária identificação do exponente, de forma a contactá-lo posteriormente.

Horário e Local de Funcionamento

CHLN/Hospital de Santa Maria

▪ O Gabinete do Cidadão funciona todos os dias úteis das 9h às 17:30h, no Piso 1, junto ao Serviço Social

CHLN/Hospital de Pulido Valente

▪ O Gabinete do Cidadão funciona todos os dias úteis das 9h às 17:00h, no r/c do Edifício D. Carlos I, junto ao Serviço Social