Covid-19
Reabilitação no Domicílio
Novos Horários de Funcionamento
Dias úteis das 8: 00 às 16:00 horas (polos HSM e HPV)
No âmbito do Plano de Contingência, para fazer face à pandemia COVID-19 e à necessidade de reduzir sempre que possível, o acesso dos utentes no Centro Hospitalar, o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação irá de forma excecional e temporária, praticar o acima descrito.
Os horários dos profissionais foram ajustados a estas alterações e comunicados aos Recursos Humanos.
Durante este período o Serviço estará a funcionar essencialmente para apoio aos doentes internados e às situações consideradas urgentes ou inadiáveis nos doentes externos.
Todos os doentes, em regime ambulatório, a quem foram interrompidos tratamentos ou desmarcadas consultas, serão contactados telefonicamente por médico (consulta sem presença de doente), de forma a acompanhar a evolução da situação, dar indicações e responder a dúvidas ou outras necessidades (ex: prescrição de fármacos).
O Serviço irá manter em consulta/tratamento, todas as situações que vierem a considerar-se prioritárias. (ex: doentes com esclerose lateral amiotrófica – ventilação não invasiva; doentes com espasticidade major – preenchimento de bomba de baclofeno).
De forma a minimizar deslocações ao Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, para solicitação de pedido de avaliações de doentes internados foi criado o seguinte formulário, que deverá ser preenchido e enviado para o email do Serviço (Polo HSM: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Polo HPV: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
Formulário Avaliação de Doentes Internados
O doente será observado por médico do serviço, no período de 24 horas, que fará a avaliação clínica e decidirá a terapêutica em função do potencial de reabilitação e dos ganhos de funcionalidade. Os doentes a quem forem prescritos tratamentos serão tratados no serviço de internamento, de acordo com a disponibilidade em recursos humanos existente.
A implementação destas medidas permitiu já libertar alguns recursos humanos – assistentes técnicos e assistentes operacionais, que poderão de forma transitória e numa lógica de Departamento e de Instituição, reforçar situações de maior carência, coordenados pela Administradora de Área e de Departamento (Dra. Vanessa Pereira de Gouveia).
Os médicos e técnicos de MCDT (fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais) estão a ser reorganizados de forma a poderem dar resposta mais eficiente às atividades, já referidas, que continuam a ser desenvolvidas.No âmbito da COVID-19, está em constituição e deverá entrar em formação (rápida), uma equipa constituída por 3 médicos, 3 fisioterapeutas e 3 terapeutas ocupacionais que constituirá a primeira linha de intervenção da Reabilitação, junto destes doentes internados em Cuidados Intensivos /Intermédios.
Atendendo às necessidades decorrentes da atual pandemia e no âmbito da reorganização do trabalho médico, suspendeu-se temporariamente, a prática / regra existente, em que os internos do Serviço de MFR efetuam 12 horas / semanais no Serviço de Urgência (integradas no seu horário) apenas durante os três primeiros anos da sua Formação Específica, pelo que todos os internos disponíveis já foram indicados à Direção Clínica e à Direção do Serviço de Urgência.
No âmbito da mesma reorganização, continuam-se a identificar outros recursos humanos, que de acordo com as suas competências / disponibilidades e permitindo manter em funcionamento o Serviço de MFR, possam de acordo com a evolução da situação e as necessidades que vierem a surgir, reforçar outras áreas mais carenciadas
O Serviço está disponível por contacto direto através dos seguintes meios:
Telefone (secretariado entre as 8.00 e as 16.00 horas):
- Polo HSM: 217805155 / 55155
- Polo HPV: 217548036 / 31036
Correio eletrónico:
- Polo HSM: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Polo HPV: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Informação Geral
Direção
Diretor: Dr. Francisco Sampaio
Técnico-Coordenador de Fisioterapia: Técnica Maria José Miranda
Técnico-Coordenador de Terapia-Ocupacional: Alda Batista
Administrador Hospitalar: Dra. Maria Isabel Guerreiro
Contactos
Tel: | 21 780 5155 |
Fax: | 21 780 5577 |
E-mail: | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Localização
Piso 2
Elevador 11, 8 ou 16