Serviço de Cardiologia

Informação Geral

Direção

Diretor: Prof. Doutor Fausto José Conceição Alexandre Pinto

Enfermeiros-Chefes:
Enfº Filipe Carlos Paysinho Freitas Florindo
Enfª Maria Adélia Silva Lopes (UTIC)
Enfª Maria Filomena Malhão Marques (Consulta)
Enfª Paula Franco (Unidade de Técnicas)
Enfª Deolinda Maria Marques Martins Viana

Técnico-Coordenador: Dr. Fernando Ribeiro

Administrador Hospitalar: Dra. Rute Reis

 

Localização

Hospital de Santa Maria

 

Hospital Pulido Valente

 

Caracterização do Serviço

 

 

 

História do Serviço

O Serviço de Cardiologia foi fundado em 1954, aquando da inauguração do Hospital de Santa Maria, criado com o objetivo de ser um hospital escolar, e resultou da passagem de uma área cardiológica e de outras especialidades do Hospital de Santa Marta para o Hospital de Santa Maria.

O primeiro diretor do Serviço de Cardiologia foi Eduardo Coelho. Em 1968, Arsénio Cordeiro, figura insigne da Cardiologia portuguesa, fundou a primeira Unidade de Cuidados Intensivos Coronários do país. Surgiram posteriormente outros grandes nomes da Especialidade, como Carlos Ribeiro, Fernando de Pádua e Salomão Sequerra Amram, que organizaram várias unidades cardiológicas no Hospital de Santa Maria.

Em 2000 foi efetuada a unificação dos vários sectores de Cardiologia, passando a haver um Serviço único de Cardiologia.

Este Serviço foi, desde então, dirigido sucessivamente por Celeste Vagueiro, Correia da Cunha, Mário Lopes, António Nunes Diogo e atualmente, Fausto Pinto.

Em 2007, na sequência da criação do Centro Hospitalar Lisboa Norte, o Serviço de Cardiologia do Hospital Pulido Valente, foi fundido com o Serviço de Cardiologia do Hospital de Santa Maria, sendo neste momento um Serviço único, com dois polos, constituído por várias unidades funcionais com uma excelente articulação entre si.

É ainda de realçar a importância que a formação (pré e pós graduada), o ensino e a investigação têm assumido desde sempre no Serviço. Em 2012 foi criado o Gabinete de Apoio à Investigação Cardiovascular (GAIC) com o intuito de profissionalizar e fomentar a investigação clínica no Serviço.

 

Organograma do Serviço

Organograma

 

Unidades Funcionais 

O Serviço de Cardiologia do CHLN é composto por dois polos: um localizado no edifício do Hospital de Santa Maria e outro no edifício do Hospital Pulido Valente.

No Hospital de Santa Maria estão disponíveis as seguintes unidades funcionais:

  • Técnicas de Cardiologia Não Invasivas 
  • Consulta Externa de Cardiologia (com múltiplas valências)
  • Unidade de Tratamento Intensivo Coronário (UTIC)
  • Unidade de Internamento de Cardiologia 
  • Cardiologia de Intervenção
  • Unidade de Eletrofisiologia e Pacing

 

No Hospital Pulido Valente estão disponíveis as seguintes unidades funcionais:

  • Consulta Externa de Cardiologia 
  • Unidade de Reabilitação Cardiovascular 
  • Unidade de Internamento de Cardiologia 
  • Técnicas de Cardiologia Não Invasivas
  • Hospital de Dia de Insuficiência Cardíaca
  • Centro de Tratamento de Hipertensão Arterial Pulmonar

 

Atividade Assistencial

O DCV em articulação com a sua procura externa e interna e restantes Departamentos / Serviços clínicos do CHLN e Áreas de apoio serve uma carteira de serviços que foi elaborada tendo em conta as patologias que são tratadas nos três serviços que compõem o DCV.

Carteira de Serviços

 

Atividades de Formação

O papel do Serviço de Cardiologia no Ensino deverá ser encarado ao nível pré-graduado no ensino da Cardiologia para estudantes, e no pós-graduado na formação de especialistas de Cardiologia e Educação Médica Continuada, quer para cardiologistas, quer para não cardiologistas. 

O Serviço de Cardiologia é também local de estágio e formação de alunos do Curso de Cardiopneumologia e estudantes das várias escolas de enfermagem fazem o seu estágio formativo no Serviço.

Anualmente, desde 2011, o Serviço de Cardiologia organiza o Congresso "Novas Fronteiras em Cardiologia" que se destina ao Ensino Pós Graduado da Cardiologia e que tem obtido notável sucesso. Todos os anos realiza-se o "Curso de Ecocardiografia" para médicos. Além disso nas várias unidades do Serviço, realizam-se estágios profissionalizantes, quer para médicos, quer para técnicos de cardiopneumologia.

Vários alunos de Mestrado Integrado em Medicina, Mestrado e Doutoramento realizam as suas atividades académicas no Serviço. Vários médicos do Serviço de Cardiologia colaboram em iniciativas de Formação Pós Graduada de várias sociedades científicas nacionais e internacionais.

Vai ser iniciado em 2018 um novo mestrado em reabilitação cardiovascular. 

A continuação duma colaboração estreita com as Escolas de Enfermagem e de Tecnologias de Saúde dever-se-á também manter e reforçar, bem como com outras áreas de interesse comum, em particular com o Instituto Superior Técnico.

 

Atividade Científica e de Investigação

O Serviço tem em curso vários estudos e ensaios clínicos nacionais e internacionais, cujo número tem vindo a aumentar consideravelmente desde 2012, dando ainda total apoio à implementação de projetos da iniciativa do investigador.

Está prevista uma forte participação do Serviço no que respeita à Coordenação Nacional e Presença em Comités executivos de Ensaios Clínicos, participação ativa em comités de avaliação e peritagem internacional (ex. Programa Horizonte 2020, FCT) e reconhecidas posições de liderança em Organizações Cientificas nacionais e internacionais.

Quanto à produção científica, o Serviço de Cardiologia tem-se destacado nos últimos anos com várias publicações anuais em revistas científicas nacionais e internacionais com elevado fator de impacto perspetivando-se a continuidade do ritmo de publicação e a continuação da participação ativa dos elementos do Serviço em distintos Editorial Boards de revistas internacionais de referência, bem como participação como oradores convidados nas mais importantes reuniões internacionais da área.  

 

Gabinete de Apoio à Investigação Cardiovascular (GAIC) 

Em estreita colaboração com o Departamento de Coração e Vasos do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE, onde se inclui o Serviço de Cardiologia, o GAIC assume-se como uma plataforma para investigadores e colaboradores na área cardiovascular.

A atividade central do GAIC é a Coordenação de Estudos e tem como objetivo, fomentar a eficácia e eficiência dos processos de investigação, dando resposta a standards de qualidade progressivamente mais exigentes. A equipa é composta por um grupo de Coordenadores especializados, devidamente qualificados e formados e com uma ampla experiência em investigação clínica.

Pode consultar mais informações na página web do GAIC .

 

Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL) 

O Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa – CCUL tem como missão contribuir para o conhecimento do sistema Cardiovascular, através de investigação interdisciplinar, permitindo a translação dos conhecimentos básicos para a prática clínica, de forma a intervir decisivamente no prognóstico, cuidados e qualidade de vida dos doentes. Pretende ainda contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de inovação e liderança na formação da próxima geração de cientistas.

O CCUL, a prestar apoio à Investigação científica desde 1980, conta atualmente com cerca de 100 investigadores dos quais 32 são Doutorados.

Pode consultar mais informações na página web do CCUL .

 

Centro Hipertensão Arterial Pulmonar 

A Hipertensão Arterial Pulmonar é uma doença rara, estimando-se que o número de doentes afetados seja de 15 a 26 por cada milhão de habitantes. Por este facto foram criados centros com experiencia e habilitados a efetuar os exames diagnósticos, instituir terapêutica específica (prostanoides, inibidores da fosfodiesterase, análogos da prostaciclina/ agonista do receptor da prostaciclina) e realizar o seguimento destes doentes. A Consulta de Hipertensão Pulmonar do Centro Hospitalar Lisboa Norte conta com uma equipa multidisciplinar que inclui médicos especialistas de Cardiologia, Pneumologia, Reumatologia, Medicina Física e Reabilitação e Psiquiatria, Enfermeiros e outros técnicos nomeadamente de Psicologia, Farmácia, Nutrição e Assistência Social. Tem capacidade para disponibilizar exames como Cateterismo Cardíaco Direito indispensável à confirmação do diagnóstico bem como vários outros necessários à correta classificação e seguimento destes doentes.

 

Centros de Referência

Centro de Referência de Cardiologia de Intervenção Estrutural

A Unidade de Cardiologia de Intervenção está integrada no Serviço de Cardiologia que em conjunto com os Serviços de Cirurgia Cardiotorácica e Cirurgia Vascular constituem o Departamento de Coração e Vasos (DCV) do CHLN. Esta unidade desenvolve a sua atividade na área do diagnóstico e tratamento invasivo das doenças cardíacas do adulto.  

O facto de a Unidade estar inserida no DCV acrescenta-lhe qualidade diferenciada e permite-lhe desenvolver a sua atividade num verdadeiro conceito prático de “Heart Team” cumprindo as guidelines nacionais e internacionais no tratamento de todos os tipos de intervenção cardíaca coronária e estrutural. 

A Unidade conta ainda com o apoio de uma equipa multidisciplinar médica, de várias especialidades e de técnicos de diagnóstico e terapêutica e de enfermagem com elevada especialização e diferenciação.

 

Centro de Referência Cardiopatias Congénitas Adulto

O Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas é constituído por equipas multidisciplinares do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), E.P.E., em colaboração interinstitucional com o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), E.P.E. e o Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, nomeadamente nas especialidades de Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Cardíaca, Cardiologia, Anestesia, Cuidados Intensivos Pediátricos, Pediatria, Neonatologia, entre outros serviços.

Destaca-se ainda o foco destes Centros para uma articulação eficiente com outras unidades de saúde e outros Centros de Referência, através das parcerias instituídas pelo CHLO e pelo CHLN com Hospitais da região de Lisboa e sobretudo com vários hospitais da região Sul e regiões Autónomas, formando uma verdadeira rede assistencial.

 

ECMO - Oxigenação por Membrana Extracorporal

ECMO – Oxigenação por membrana extracorporal, é uma técnica médica de suporte vital que permite oxigenar o sangue fora do corpo, através de uma membrana, baseando-se na eliminação de dióxido de carbono e oxigenação do sangue de forma independente do pulmão nativo, substituindo total ou parcialmente a função pulmonar e/ou cardíaca. É utilizado em casos de insuficiência respiratória grave (ECMO veno-venoso) ou de insuficiência cardíaca grave (ECMO veno-arterial). O Departamento de Coração e Vasos do CHLN faz parte do conjunto de serviços que asseguram o funcionamento do centro de referência em ECMO.

 

Recursos Humanos

Assistentes Hospitalares Graduados Séniores – 3
Assistentes Hospitalares Graduados - 27
Assistentes Hospitalares – 9
Internos em formação - 12
Enfermeiros - 81
Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica - Cardiopneumologistas - 47
Assistentes técnicos – 15
Assistentes Operacionais – 56

Consentimento Informado

INFORMAÇÃO PARA OBTENÇÃO DE CONSENTIMENTO INFORMADO ESCRITO

 

1 - Ablação de Fibrilhação Auricular

2 - Ablação de Taquicárdia Ventricular Associada a Cardiopatia

3 - Ablação por Catéter

4 - Angioplastia Pulmonar por Balão (APB)

5 - Biópsia Endomiocárdica Percutânea

6 - Cardioversão Externa

7 - Cateterismo Cardíaco Direito

8 - Cateterismo Cardíaco Esquerdo com Coronariografia e/ou Angioplastia Coronária

9 - Desnervação Simpática Renal

10 - ECMO – Oxigenação por membrana extracorporal

11 - Ecocardiograma de Contraste

12 - Ecocardiograma de Exercício

13 - Ecocardiograma Transesofágico

14 - Ecocardiograma de Sobrecarga com Dipiridamol

15 - Ecocardiograma de Sobrecarga com Dobutamina

16 - Encerramento percutâneo de comunicação interauricolar

17 - Encerramento percutâneo de comunicação interventricular

18 - Encerramento percutâneo de foramen ovale permeável (FOP)

19 - Encerramento percutâneo do apêndice auricular esquerdo

20 - Estudo electrofisiológico

21 - Implantação de Cardioversor-Desfibrilhador (CDI) subcutâneo

22 - Implantação de Cardioversor-Desfibrilhador

23 - Reparação Mitral Percutânea com Implantação de Clip Mitral

24 - Outras Intervenções Valvulares - Insuficiência Tricúspide, Estenose Mitral, Valvuloplastia aórtica percutânea por balão, Estenose Pulmonar e disfunção de Prótese Biológica Mitral ou Aórtica ou de Anel Mitral ou Tricúspide

25 - Pacemaker Permanente sem Elétrodo

26 - Implantação de Pacemaker Permanente

27 - Proposta para implantação de Dispositivos de Assistência Mecânica Ventricular (VAD)

28 - Prova de Esforço – Bicicleta (cicloergómetro) ou passadeira rolante (treadmill)

29 - Registador de Eventos Implantável (REI)

30 - Tilt Test – Teste barorreflexo da função cardiovascular com mesa Basculante

31 - Tratamento percutâneo da estenose valvular aórtica calcificada grave (TAVI ou TAVR)