Centro Hospitalar Lisboa Norte

Unidade de Gestão de Utentes

Informação Geral

Direção:

Diretor: Dra. Maria do Céu Valente

A Unidade de Gestão de Utentes (UGU) é uma unidade funcional do Serviço de Gestão Hospitalar. 

 

Contacto

21 780 50 00  

 

Competências

À Unidade de Gestão de Utentes compete:

  • Organizar, manter atualizada e disponibilizar informação sobre as atividades de prestação de cuidados de saúde dos serviços e unidades funcionais de ação médica, bem como sobre os direitos e deveres do utente, através dos meios adequados, incluindo o acolhimento na instituição;
  • Gerir as interações do utente com os diversos serviços no que respeita ao funcionamento operacional e seus aspetos logísticos, e no âmbito do sistema de informação, facultando ao utente a informação por este requerida;
  • Articular-se com as entidades externas que referenciam os doentes para o Centro Hospitalar, prestando informações e solicitando os elementos necessários para o melhor encaminhamento do utente;
  • Rececionar e promover o encaminhamento dos pedidos de consultas e de exames para os serviços adequados, assegurando o retorno da informação; assegurar a implementação do Programa Consulta a Tempo e Horas; garantir apoio administrativo à triagem clínica das primeiras consultas hospitalares e atribuição de níveis de prioridade;
  • Garantir o registo atempado e correto de todos os atos médicos e serviços prestados, assegurando a cobrança das taxas moderadoras;
  • Gerir e atualizar a informação sobre a movimentação do utente na organização, acautelando sempre a privacidade e confidencialidade dos dados;
  • Gerir e coordenar a emissão dos termos de responsabilidade;
  • Organizar e gerir o secretariado clínico;
  • Assegurar e organizar o transporte de doentes em ambulância.

 

Estrutura

A Unidade de Gestão de Utentes é composta pelos seguintes setores:

Hospital de Santa Maria

  • Receção Central
  • Centro de Contactos
  • Centro de Ambulatório
  • Gabinete de Taxas Moderadoras
  • Gabinete de Gestão de Termos de Responsabilidade
  • Setor de Transporte de Doentes

Hospital de Pulido Valente

  • Secretaria Clínica
  • Centro de Ambulatório

Do ponto de vista funcional, a UGU está organizada em duas grandes áreas. Uma área de Front -office, que agrega todas as funções relacionadas com o atendimento direto dos doentes, dos familiares, dos acompanhantes, das visitas e do público em geral e uma área de Back - office, que integra todas as funções administrativas de retaguarda relacionadas com a atividade assistencial prestada aos doentes do Centro Hospitalar.

 

Receção Central

À Receção Central compete:

  • Acolher e esclarecer o utente que se dirige ao Centro Hospitalar;
  • Rececionar pedidos de relatórios médicos ou informação relativa aos registos clínicos dos utentes;
  • Cobrar taxas moderadoras;
  • Emitir declarações de presença dos utentes;
  • Rececionar pedidos de consultas;
  • Disponibilizar cadeiras de rodas.

Localização: HSM - Piso 1

 

Centro de Contactos

O Centro de Contactos assegura o atendimento, quer telefónico, quer via eletrónica, aos utentes que entram em contacto com o CHLN, promovendo o encaminhamento das chamadas e e-mails para os serviços destinatários.

Efetua contactos telefónicos com os utentes, para diversos efeitos, nomeadamente, informações, expurgos de listas de espera, avisos e confirmação de realização de consultas e exames.

Contactos:

HSM

HPV

Telefónico

E-mail

Telefónico

E-mail

217805000

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217548000

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Centro de Ambulatório

Ao Centro de Ambulatório compete acolher os utentes e garantir os procedimentos administrativos de suporte à atividade clínica realizada (identificação dos utentes, cobrança de taxas moderadoras, emissão de declarações de presença, registo de pedidos de consulta, introdução de pedidos de transporte, emissão de termos de responsabilidade, etc.).

Contactos:

HSM

HPV

Telefónico

E-mail

Telefónico

E-mail

217805000

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217548269

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Localização: HSM – Piso 1; HPV – Piso 1 Edifício Lambert Moraes

 

Gabinete de Taxas Moderadoras

Ao Gabinete de Taxas Moderadoras compete assegurar a cobrança de taxas moderadoras.

Contactos:

HSM

HPV

Telefónico

E-mail

Telefónico

E-mail

21 780 52 18

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21 754 83 02

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Localização: HSM - Piso 1 – Receção Central; HPV – Secretaria Clínica - Piso 1 Ed. D. Carlos

 

Legislação e FAQ:

Lei n.º 7-A/2016, de 30 de Março – Taxas moderadoras – artº 205º

Portaria n.º 64-C/2016, de 31 de Março

Lei n.º 3/2016, de 29 de Fevereiro

Decreto-Lei n.º 117/2014 de 5 de Agosto – 4ª alteração ao Decreto-Lei n.º 113/2011

Perguntas Frequentes Taxas Moderadoras – ACSS – Abril 2016

 

Gabinete de Gestão de Termos de Responsabilidade

Ao Gabinete de Gestão de Termos de Responsabilidade compete gerir e coordenar a emissão de termos de responsabilidade e respetiva conferência de faturas.

Contactos:

CHLN

Telefónico

E-mail

21 780 5263

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Localização: HSM – Receção Central; HPV – Secretaria Clínica - piso 1 Ed. D. Carlos.

 

Setor de Transporte de Doentes

O Setor de Transporte de Doentes valida os pedidos de transporte que são efetuados pelo médico e introduzidos pelos serviços requisitantes na plataforma informática.

Providencia transporte aos doentes que dele necessitem, nos termos da legislação em vigor.

Contactos:

CHLN

Telefónico

E-mail

217805116

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Localização: Piso 1 do HSM - Ambulatório

 

Norma:

Norma Transporte não Urgente de Doentes 

 

Legislação:

Portaria n.º 142-B/2012 de 15 de Maio

Despacho n.º 7702-C/2012

Portaria n.º 83/2016 de 12 Abril

Portaria n.º 194/2017

FAQ – ACSS Transporte não urgente de doentes